Língua Internacional

Daqui para a frente, a língua portuguesa (comum aos países lusófonos) tem tudo para ganhar espaço – até mesmo em fóruns internacionais -, pois o intercâmbio de informações e textos ficará mais fácil. Unificar a grafia também visa aproximar as oito nações da CPLP, reduzir custos de produção e adaptação de livros e facilitar a difusão bibliográfica de novas tecnologias, bem como simplificar algumas regras (que suscitam dúvidas até entre especialistas).


Do ponto de vista prático, ganha força o idioma falado no Brasil. Isso porque os portugueses terão de promover mais mudanças na escrita do que nós, adaptando várias palavras à grafia brasileira. Por exemplo, acção para a ser ação. E cai também o h inicial de herva e húmido.


O português é a única língua com dois cânones oficiais ortográficos, um português e outro brasileiro, e isso não só dificulta nossa vida lá fora como também a dos estrangeiros que querem aprendê – lo. “Inscreve – se finalmente, a língua portuguesa no rol daquelas que conseguiram beneficiar – se há mais tempo da unificação de seu sistema de grafar, numa demonstração de consciência da política do idioma e de maturidade na defesa, na difusão e na ilustração da língua lusofonia”, afirma Cícero Sandroni, presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL).


Além da unificação da grafia, o acordo propõe simplificar o idioma, no mesmo espírito do que ocorreu na década de 1910, quando uma reforma semelhante alterou o modo de escrever palavras como pharmacia e christalino (para farmácia e cristalino, sem o ph, ch e o ll). Na época, porém, as mudanças foram encabeçadas por Portugal, que não consultou o Brasil e acabou aprofundando diferenças ortográficas.


O acordo prevê simplificações (como o fim do trema), mas tem inúmeros pontos obscuros, que só serão esclarecidos com o lançamentos de gramáticas atualizadas e um novo Vocabulário Ortográfico oficial (tarefa a cargo da Academia Brasileira de Letras). O professor Pasquale Cipro Neto é um dos que se manifestam contra o documento. “Ele não se limita a uniformizar a grafia: estabelece outras alterações no sistema ortográfico, e várias delas para pior”.

 
Home | Nossa Escola | Fale Conosco | Nova Ortografia
| TOPO |
Created By Herro | Change By Danilo H.